O uso do iTind no tratamento da HPB
Uma das grandes patologias urológicas, a HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) atinge cerca de metade dos homens com 50 anos de idade ou mais, e cerca de 80% dos que já passaram dos 80 anos.
Um dos principais sintomas é a dificuldade de urinar, causando dores e jatos fracos, por exemplo. Isso se dá porque esse aumento da próstata acaba por “apertar” a uretra, obstruindo boa parte da passagem do líquido, podendo causar complicações maiores a longo prazo em outros órgãos, como bexiga e rins.
A boa notícia é a de que a HPB pode ser tratado de diversas maneiras. Uma das maneiras mais tradicionais é o tratamento com medicamentos que inibem o crescimento da próstata, relaxam a glândula e diminuem a inflamação. Porém, com o passar do tempo a medicação pode deixar de fazer efeito, e muitos pacientes também se preocupam com os efeitos colaterais provenientes dos remédios.
Em alguns casos mais avançados, a opção é um procedimento cirúrgico mais invasivo, com o uso de cateter, exigindo cuidados pós-operatórios intensos.
Para quem quer evitar a medicação e não necessita de cirurgia, existe uma novidade que facilita o tratamento da HPB: o uso do iTind, que é um procedimento rápido, não invasivo e que permite a volta às atividades normais logo após o tratamento.
O que é iTind?
O iTind é um dispositivo de nitinol, um tipo de metal flexível, produzido para remodelar a glândula prostática do paciente por meio de pressão.
O procedimento remodela a anatomia da uretra prostática, criando suavemente uma abertura mais ampla para que a urina flua livremente, sem queimar ou cortar o tecido e sem deixar um implante permanente.
O uso do iTind indicado para os pacientes que não querem fazer uso crônico de medicação, quando a medicação deixa de ser eficaz ou provoca efeitos colaterais. Pode substituir a cirurgia em casos específicos com o benefício de não causar impotência sexual ou ejaculação retrógrada
O tratamento pode ser aplicado para homens de qualquer idade que possuam o aumento benigno da próstata, e a aplicação é simples podendo ser feita até em consultórios médicos. O dispositivo fica dentro do corpo do paciente por cinco a sete dias e, após a retirada, a volta às atividades normais é rápida.
Entre as principais vantagens do iTind estão o alívio rápido dos sintomas, a não necessidade do uso de cateter, o tempo rápido da aplicação e recuperação e a preservação da função sexual, que pode ser afetada em outros tipos de tratamento.
O tratamento já possui resultados comprovados e duradouros nos Estados Unidos e na Europa. O Dr. Alberto Ambrogini é um dos responsáveis pela iniciação do tratamento no Brasil, sendo um dos pioneiros do tratamento em toda a América Latina.
Cuide-se!
Para o bem de sua saúde, visite o médico frequentemente, principalmente se tiver algum sintoma de doença mais grave. Quando falamos de HPB ou outras patologias, o diagnóstico precoce é um grande aliado para a recuperação plena e qualidade de vida.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o tratamento com iTind, agende um atendimento com o Dr. Alberto Ambrogini. Você terá um atendimento humanizado e diferenciado, com todo cuidado e atenção que você merece. Entre em contato através do telefone (48) 99188-2121.