Especialidades

27, 27, areas-de-atuacao-banner, areas-de-atuacao-banner.jpg, https://dralbertoambrogini.com.br/wp-content/uploads/2017/06/areas-de-atuacao-banner.jpg, , 1, , , areas-de-atuacao-banner, 2017-06-16 08:15:44, 2017-06-16 08:15:58, image/jpeg, image, https://dralbertoambrogini.com.br/wp-includes/images/media/default.png, 1280, 515, Array

Tratamento de HPB com iTind

O HPB é uma condição causada por um aumento da próstata não relacionado a câncer, que atinge cerca de 50% dos homens acima dos 50 anos de idade. O aumento da glândula prostática pode espremer a uretra e causar dor e dificuldades para urinar, infecções, dificuldade para esvaziar a bexiga e outros sintomas.

O iTind é um dispositivo pouquíssimo invasivo para tratar o HPB, sem a necessidade de cirurgia. Ele remodela cuidadosamente a próstata, tirando a tensão do canal urinário, e é retirado de 5 a 7 dias após a aplicação.

Entre as vantagens do uso do iTind estão o alívio rápido dos sintomas, a desobstrução da uretra sem uso de cateter, o tempo rápido do procedimento e a preservação da função sexual, por vezes afetada em outros tipos de tratamento.

Cirurgia Robótica

O aumento do tamanho da próstata será realidade para 50% dos homens aos 50 anos de idade, e 80% aos 80 anos. Em muitos desses casos, o crescimento ocorre internamente na direção da uretra ocasionando dificuldade para o esvaziamento da bexiga.

Uma das maneiras de se tratar essa patologia é a cirurgia robótica, um procedimento minimamente invasivo chamado de Prostatectomia Simples Robótica. Entre as vantagens, estão a eficácia, precisão e menor agressividade propiciadas graças a um sofisticado sistema cirúrgico robótico que oferece uma visão tridimensional e a versatilidade de delicadas pinças articuladas.

Tudo isso resulta em menor perda sanguínea, menor taxa de transfusão, menos dor pós-operatória e tempo reduzido de permanência hospitalar, tornando a recuperação e a volta às atividades habituais ainda mais rápida.

Próstata

A Próstata, é uma glândula do aparelho reprodutor masculino localizada atrás do osso do púbis, logo abaixo da bexiga, englobando uma parte da uretra. Sua principal função é secretar e armazenar um fluido que, junto com os espermatozóides, constitui o sêmen.

As doenças da próstata, como a HPB, Prostatite e o Câncer de Próstata são rastreadas com avaliações específicas. Essas patologias podem ser controladas com medicação ou procedimentos, tais como ressecções endoscópicas da próstata, vaporização com plasma Button, enucleação endoscópica, laser; cirurgias abertas, cirurgia laparoscópica e cirurgia robótica, além do tratamento com iTind.

Andrologia

Andrologia e Medicina Sexual são as áreas de atuação da urologia que cuidam da saúde das funções reprodutivas e sexuais do homem em todas as suas fases, investigando as causas e tratamentos para as doenças que afetam a libido, a ereção, a ejaculação e o orgasmo.

Algumas das patologias relacionadas a essa especialidade são a disfunção erétil, a insuficiência erétil, a doença de Peyronie, a andropausa, alterações de libido, ejaculação precoce, fimose, prepúcio redundante e freio curto.

O tratamento pode ser clínico, através de medicamentos, vacuoterapia e terapia injetável. O Dr. Alberto Ambrogini também trabalha com procedimentos como a prótese peniana inflável, a prótese peniana semi-rígida, cirurgias plásticas, reconstrutivas e tratamento cirúrgico de Peyronie.

Reprodutiva

A Medicina Reprodutiva tem a função de investigar, diagnosticar e tratar a infertilidade para restabelecer e preservar a fertilidade. O diagnóstico inclui o histórico médico do paciente, exames clínicos e físicos, e o tratamento poderá ser focado na resolução da causa da infertilidade ou direcionado para os métodos de reprodução humana.

Os procedimentos praticados pelo Dr. Alberto Ambrogini são a biópsia testicular, cirurgias de epidídimo, cirurgia endoscópica do ducto ejaculatório, correção microcirúrgica de varicocele, procedimentos de obtenção de espermatozóide, vasectomia e reversão de vasectomia.

Oncologia

Tumores urológicos, como o câncer de bexiga, pênis, próstata, rim, testículo e ureter, demandam um diagnóstico preciso e a programação de um plano de tratamento clínico ou cirúrgico. Rastreamento, prevenção e detecção precoce dos tumores malignos urológicos constituem um dos pilares de atuação dentro da oncologia.

Para cada tipo de câncer do sistema gênito-urinário, existe uma estratégia diferente. Pode ser necessário quimioterapia, radioterapia, tratamento medicamentoso e cirurgia. Os procedimentos para tratamento de tumores urológicos são a cirurgia robótica, cirurgia laparoscópica, cirurgia endoscópica, cirurgia minimamente invasiva (crioablação) e cirurgia aberta.

Patologias associadas: câncer de bexiga, câncer de pênis, câncer de próstata, câncer de rim, câncer de testículo, câncer de ureter.

Cálculos

Cálculos urinários ou litíase, são cristais que se formam quando há uma quantidade excessiva de sais minerais na urina. A formação de cálculos é mais comum nos rins, podendo se deslocar pelo ureter, canal onde passa a urina, e se alojar na bexiga.

A escolha do tratamento depende do tipo de cálculo, da quantidade, da localização e histórico clínico do paciente. Pode ser medicamentoso, cirúrgico ou apenas acompanhamento para aguardar a eliminação espontânea da pedra.

Outro fator importante é a atenção à dieta e hidratação adequadas para quem possui cálculos urinários.

Os procedimentos cirúrgicos são cirurgia endoscópica a laser, cirurgia laparoscópica, cirurgia aberta e Litotripsia Extracorpórea (LECO).

Outras Patologias

As demais patologias urológicas são cistites, cirurgias reconstrutivas genitais e do trato urinário, doenças sexualmente transmissíveis, hidrocele (presença de líquidos no escroto) e incontinências.

O tratamento pode ser medicamentoso, com crioterapia ou cirúrgico. Alguns dos procedimentos praticados são a colocação de esfíncter urinário, correção cirúrgica da hidrocele, dilatação uretral, uretroplastia, uretroplastia com mucosa oral, uretrotomia interna, vasectomia, cirurgia de correção de fimose, excesso de prepúcio e “freio curto”.

Cirurgias Urológicas

Assista a diversas cirurgias

Acessando meu canal no youtube, você pode assistir às cirurgias, utilizando diferentes técnicas nos principais procedimentos cirúrgicos urológicos.

Assista agora